Consumer Journey

Quando o consumidor confirma seu pedido no e-commerce ou passa seu cartão na máquina da loja física, ele acaba de realizar o último passo da jornada, a compra. As pessoas, enquanto consumidoras, não imaginam o quanto as empresas consomem de tempo e investimento, pensando no caminho percorrido, motivações e as inspirações do consumidor até realizar de fato a compra.

Para entender as etapas dessa jornada e integrar um planejamento assertivo em tempo e comunicação, utilizamos a ferramenta Commspoint Journey da Point Lógic / Nielsen. Esta ferramenta pesquisa diversos targets e seus comportamentos diante do consumo de vários segmentos, nos embasando com informações que agregam na estratégia e na tática de nossas ações.

Imagine que a inspiração de seu cliente, ao pensar se troca ou não um produto velho por um novo, pode durar segundos ou até um ano, dependendo do segmento e do target. Nesse tempo de jornada ele terá diversos comportamentos: analisar se realmente ele precisa dessa compra, quais são os canais onde ele buscará motivações e como realizará as buscas e comparações por produtos, marcas, preços, etc.

Avaliando esse cenário, como se aproximar do consumidor potencial? Como deve ser a abordagem? Que tipo de comunicação ele precisa receber para seguir para os próximos passos da jornada e perceber sua marca como aquela que atendeu suas necessidades naquele momento?

A marca deve estar presente em todas as etapas da jornada do consumidor. Isso só é possível entendendo o comportamento das pessoas diante do segmento anunciante para oferecer a mensagem certa para cada passo, olhando para o cliente como se ele fosse único.

Com o Commspoint Journey podemos identificar quais são os gatilhos de compra para cada segmento anunciante, se o produto é adquirido por necessidade ou se é uma compra por impulso e ainda entender, por exemplo, que a classe C se decide mais rápido por uma compra de aparelho celular do que a classe AB. E ainda, identificar que a classe C pesquisa mais na internet a respeito de celular que a classe AB, que tem como principal canal motivador a TV. Essas e outras questões comportamentais norteiam a comunicação e os canais exploradores.

Com esses e outros recursos, a Rae,MP entrega estratégia e tática baseadas em números e cruzamentos de dados. Conhecer e estudar quem é o seu público, mostrar o que ele quer ver e falar o que ele quer ouvir, no momento em que suas emoções estão voltadas para a decisão de compra, é essencial para o ROI da campanha.